Silvia Ângela Teixeira Penteado
ocupante da cadeira nº 13
(patrono: João Cardoso de Menezes e Souza
Barão de Paranapiacaba
)

Sílvia Ângela Teixeira Penteado é pedagoga, Mestre em Educação pela PUC - São Paulo (1990) e Doutora em Educação pela USP(1996).

Começou a trabalhar aos 15 anos ao lado de sua família, toda composta de educadores e, hoje, desempenha a função de Reitora da Universidade Santa Cecília.

Têm vários trabalhos publicados, dentre os quais "Participação na Universidade: retrato em preto e branco", (1991, Editora Pioneira);"A formação do professor - Compromisso com a transformação da sociedade", (1987, Editora UNISANTA); " Pós-modernismo e educação"(1993 - USP), "Identidade e Poder na Universidade"( 1998, Editora Cortez/UNISANTA).

Publica também textos em revistas nacionais e internacionais especializadas e artigos de opinião em jornais de circulação no País. É membro da Academia Santista de Letras, da Academia Feminina de Letras e Artes de Santos , do Instituto Histórico e Geográfico de Santos e de outras entidades científicas e culturais da região e do País.

É pesquisadora do Núcleo de Ciências da Educação da USP, membro da Associação Nacional de Universidades Particulares do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras e da Associação Nacional de Política e Administração da Educação - ANPAE.

Tem participado ativamente de Intercâmbios Culturais com organismos de pesquisa de várias Universidades Brasileiras, divulgando a Cultura e a Educação, além de manter contato estreito com instituições internacionais como as universidades do Minho, da Madeira e de Coimbra em Portugal; Universidades de El Salvador e de Belgrano, na Argentina; Universidade de Pittsburg, nos Estados Unidos e Universidade do Havre, na França.

Dentre as homenagens recebidas: Destaque Mulher do Ano 1994, outorgado pelo Movimento de Arregimentação Feminina de Santos (MAF); Medalha de Mérito Cultural e Científico "Educador Emérito" outorgada pelo Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino Superior do Estado de São Paulo - SEMESP, 1995; Cidadã Emérita de Santos, láurea da Câmara Municipal de Santos, agosto/96; Prêmio "Mulher Destaque" Área: Educação - Região Brasil - 1997/1998 homenagem do Club Soroptimista Internacional de Santos; Mérito Cultural: Prefeitura Municipal de Cubatão, 1997 , Medalha Brás Cubas - Câmara Municipal de Santos em 30/11/99, Troféu Lídia Federici -março/2000 - Destaque. “Título personalidade do Ano na prevenção às drogas” , Prefeitura Municipal de Santos de/06, Homenagem do Rotary Club Noroeste “ Prêmio Personalidade do Ano” em 22/06/2009.

Desenvolve estudos para a UNESCO, como Consultora Internacional de Educação para América do Sul e Caribe. Nos últimos anos tem se dedicado à temática dos Direitos Humanos, Cidadania e Educação, não só como educadora apaixonada pelo seu trabalho na formação de gerações, mas como mulher compromissada com ações concretas que se têm revertido para qualidade de vida da nossa sociedade.


 

OBRAS

 
     
     
     
   

Rua Soares de Camargo, 17 :: CEP 11045-050 :: Boqueirão :: Santos - SP
(13) 3238-8707 :: contato@academiasantistadeletras.org.br

criado pelo acadêmico Sergio Willians - www.sergiowillians.com.br