Marcelo Pirilo Teixeira
ocupante da cadeira nº 29
(patrono: Gastão Bousquet)

Marcelo Teixeira nasceu em Santos, em 28 de abril de 1964, filho de Nilza Maria Pirilo Teixeira e de Milton Teixeira, empresário de renome no campo da Educação, como fundador da Universidade Santa Cecília - UNISANTA.

No Colégio Santa Cecília, Marcelo fez seus primeiros estudos, que serviram de base à sua formação universitária na Faculdade de Administração de Empresas de Santos (1982-1985) e na Faculdade de Direito (1989-1993/OAB 137.182).

Atualmente, é Pró-Reitor Administrativo da UNISANTA, Presidente da Associação Santa Cecília Esportes e Diretor-Presidente do Sistema Santa Cecília de Rádio e TV Educativas, participando ativamente de promoções culturais como seminários, encontros e debates sobre Educação, mantendo contatos com Universidades do Brasil e do exterior: Universidade de Cambridge e Oxford (Inglaterra), Amsterdã (Holanda), Heidelberg (Alemanha), Évora (Portugal) e Talahasse (Estados Unidos).

Em suas ligações com a comunidade, vamos encontrá-lo como Diretor do Lar Infantil “Santa Rita de Cássia”, Vice-Presidente do Clube dos Dirigentes Lojistas do Bairro do Boqueirão, além de membro da Academia Brasileira de Arte, Cultura e História, da Loja Maçônica “Dom Pedro I”, da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Santos e da Associação Paulista de Televisões Educativas e Culturais.

Ao lado das atividades culturais e sociais, bem cedo Marcelo Teixeira começou a se interessar pela vida esportiva, onde se destacou como fundador e membro efetivo do Tribunal de Justiça Desportiva da Liga Santista de Taekwon-Do, Delegado da 7ª Região da Federação Paulista de Natação (1986/1989), chefe das delegações de várias equipes de esportes, inclusive a que participou do VII Meeting Internacional do Porto e Vice-Presidente do Panathlon Club de Santos.

Foi Diretor de Futebol, Assessor da Presidência e hoje é o atual Presidente do glorioso Santos Futebol Clube, sendo integrante, também, de diretorias e comissões de arbitragens da Federação Paulista de Futebol.

Dedicou-se particularmente à natação, sendo o organizador da 1ª Clínica de Natação em Santos e de vários torneios, como o troféu “Roberto Douglas Machado” e troféu “Renata Agondi”, da Prova Aquática Baía de Santos, chegando ao posto de Vice-Presidente da Federação Paulista de Natação.

Pelo seu dinamismo e significativa atuação no cenário esportivo, foi agraciado com vários prêmios, dentre eles o “Projeto Rhais”, pela reativação da Travessia do Canal a Nado de Santos; “Prêmio Brás Cubas”, como Melhor Esportista do Ano, em 1986; “Prêmio Rádio Atlântica”, como destaque do ano na posição de Delegado Regional da Federação Paulista de Natação (1988); “Prêmio Robalo de Ouro” (1988); e Prêmio “Elos Jovem 1991”, como Melhor Esportista.

Além do cenário esportivo, por sua atuação nas áreas de Educação e Comunicação, foi distinguido com o título de “Cidadão Emérito de Santos” (1990), com os prêmios “Amigo da 1ª Brigada de Artilharia Anti-Aérea (1998), pelos excelentes serviços à comunidade, Troféu “Cidade de Santos” (1998), pela implantação da Santa Cecília Televisão Educativa e Destaque de 1998 – Emissoras de Televisão, pela ACESAN – Associação dos Cronistas de Santos.

 

 

OBRAS

 
     
     
     
   

Rua Soares de Camargo, 17 :: CEP 11045-050 :: Boqueirão :: Santos - SP
(13) 3238-8707 :: contato@academiasantistadeletras.org.br

criado pelo acadêmico Sergio Willians - www.sergiowillians.com.br