Katya Lais Ferreira Patella Couto
ocupante da cadeira nº 1
(patrono: Agenor Silveira)

Cursou Letras na Universidade Católica de Santos, tendo três habilitações: Português, Inglês e Francês. Em seguida, ingressou no Mestrado em Língua Portuguesa, na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Justamente por haver abordado, em seu trabalho, a questão do Sistema Educacional Brasileiro à época, Katya Patella foi convidada a ministrar palestras em algumas universidades no exterior. Visitou, então, Portugal, Espanha, Egito, Israel e Grécia.

O Doutorado em Língua Portuguesa, também na PUC-SP, surgiu como consequência natural ao caminho que vinha trilhando. Por mérito, foi contemplada com o que se chama bolsa sanduíche: poderia fazer uma parte dos seus estudos em outro país. Foi, então, para a França, onde ficou por seis meses. É autora de vários trabalhos científicos, publicados em anais de congressos e livros.

Ministrou, e ainda ministra, cursos, palestras, dentre outros, em universidades brasileiras e internacionais. Atua como pesquisadora e professora dentro da sua área de formação, ou seja, a linguagem.

Tomou posse na ASL em 18 de setembro de 2014


OBRAS

 
     
     
     
   

Rua Soares de Camargo, 17 :: CEP 11045-050 :: Boqueirão :: Santos - SP
(13) 3238-8707 :: contato@academiasantistadeletras.org.br

criado pelo acadêmico Sergio Willians - www.sergiowillians.com.br