Gilberto Passos de Freitas
ocupante da cadeira nº 7
(patrono: Bartolomeu de Gusmão)

Nasceu na cidade de São Paulo, a 21 de junho de 1938, filho de José Maria de Freitas e Celeste Passos de Freitas. Formado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Católica de Santos. Curso concluído no ano de 1963. Possui mestrado (2000) e doutorado (2003), ambos em Direito, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

É desembargador aposentado do Tribunal de Justica do Estado de Sao Paulo. Membro do Conselho Superior de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Associação dos Registradores Imobiliários de SP. Foi Corregedor Geral da Justiça do TJSP (2006/2007). Membro do Conselho Científico da Revista de Direito Ambienta (RT). Professor Titular da Universidade Santa Cecilia. Professor convidado da Escola Superior do Ministério Público.

Casado com D. Vera Lúcia Chavasco de Freitas, Professora de História, possui dois filhos: Roberta Marcondes Passos de Freitas Campedelli e Gilberto Passos de Freitas Filho. Autor de vários livros jurídicos, e publicou inúmeros artigos em revistas especializadas em Direito.

Ingressou na ASL em 28 de novembro de 2003

 

OBRAS
Ilícito Penal Ambiental e Reparação do Dano
Poluição Sonora- Aspectos Legais
Crimes contra a Natureza
Abuso de Autoridade
Crimes de Responsabilidade de Prefeitos
Lições de Direito Ambiental

 
     
     
     
   

Rua Soares de Camargo, 17 :: CEP 11045-050 :: Boqueirão :: Santos - SP
(13) 3238-8707 :: contato@academiasantistadeletras.org.br

criado pelo acadêmico Sergio Willians - www.sergiowillians.com.br