Edith Pires Gonçalves Dias
ocupante da cadeira nº 25
(patrono: Vicente de Carvalho)

Nasceu em São Paulo a 6 de julho de 1919, de tradicional família santista. Fez os estudos primários no Colégio Stella Maris, formando-se em 1936, na Escola Normal do Colégio São José, sendo convidada a ser a oradora oficial durante as celebrações do Jubileu de Ouro de sua turma.


Casou-se em 1939 com Cyro Gonçalves Dias, tendo dois filhos: Ciro Gonçalves Dias Júnior e Vera Silvia Pires Dias de Oliveira. É voluntária há 36 anos e “Sócia Benemérita” da Associação Espírita Beneficente Anjo da Guarda. É voluntária do Banco de Olhos, é Conselheira e participa da Diretoria Executiva da Fundação Pinacoteca Benedicto Calixto. É Conselheira do Clube XV, do Museu de Arte Sacra de Santos, do Centro Social e Educacional “Cantinho Alegre”, além de Conselheira e Diretora de Civismo do Movimento de Arregimentação Feminina – MAF.

Em outubro de 1988, recebeu o título de Cidadã Santista. Participou da Comissão de Restauração do Casarão Branco, que abriga a Pinacoteca Benedicto Calixto. Prefaciou inúmeros livros e fez Conferências em várias entidades literárias de Santos, Cubatão e São Paulo, tendo como ídolo Martins Fontes. Tem vários livros publicados.

Ingressou na ASL em 3 de abril de 2000.

OBRAS

 
     
     
     
   

Rua Soares de Camargo, 17 :: CEP 11045-050 :: Boqueirão :: Santos - SP
(13) 3238-8707 :: contato@academiasantistadeletras.org.br

criado pelo acadêmico Sergio Willians - www.sergiowillians.com.br