Carolina Ramos
ocupante da cadeira nº 30
(patrono: Rui Ribeiro Couto)

Nascida em Santos, em 1929, Carolina Ramos é trovadora, contista, poeta, santista ilustre, foi Presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Santos por oito anos (2001 a 2007) e é a atual Presidente da União Brasileria de Trovadores – Seção de Santos.

Estudou no Colégio São José, onde, além do curso primário e ginasial, fez, também, Secretariado e a Escola Normal. Completou seus estudos formando-se em música e enfermagem.

Carolina pertence a diversas entidades culturais, como a Academia Santista de Letras, a Academia Feminina de Letras e ao Centro de Expansão Cultural. Foi agraciada com diversas medalhas de mérito cultural, entre as quais a de "Magnífica Trovadora", em 1973, em Nova Friburgo-RJ, e em Santos, com a Medalha do Sesquicentenário e a Medalha dos Andradas. Também recebeu diversos títulos, homenagens e prêmios em Portugal e Angola. Um dos mais importantes foi o Prêmio Rui Ribeiro Couto, da União Brasileira de Escritores de São Paulo.

OBRAS

"Sempre" (poesias, 1968); "Cantigas feitas de sonhos" (trovas, 1969); "Espanha" (poema épico, 1970); "Rui Ribeiro Couto - Vida e Obra" (bibliografia, 1989); "Trovas que cantam por mim" (trovas, 1989); "Espanha" e outros poemas (1992); "Interlúdio" (contos, 1993); "Paulo Setúbal - Uma vida/Uma obra" (1994, em co-autoria com Cláudio de Cápua), Evocação (História da Associação das Ex-Alunas do Colégio São José) em co-autoria com Maria Edith Prata Real; Feliz Natal (Contos natalinos); Principe da Trova (biografia); Saga de uma vida (biografia) e Um amigo Especial (Conto-ficção), 2003. Obras inéditas: "Rosas de sangue" (sonetos); "Trovas de amor e ternura"; "Canta Sabiá" (poesias sobre o Brasil, lendas e temas do folclore); "Júlia Lopes de Almeida" (biografia); "Contos"; "Contos Infantis" e "Trovas".

 
     
     
     
   

Rua Soares de Camargo, 17 :: CEP 11045-050 :: Boqueirão :: Santos - SP
(13) 3238-8707 :: contato@academiasantistadeletras.org.br

criado pelo acadêmico Sergio Willians - www.sergiowillians.com.br